ENCONTRO BLOGUEIROS SOLIDÁRIOS 2016

E aí galera da web, tudo bom com vocês? Eu espero que sim!

No post de hoje vou contar tudo o que rolou no evento Blogueiro Solidário, que aconteceu no último Domingo aqui em São Paulo. O Encontro de Blogueiros Solidários tem o objetivo de discutir assuntos importantes e arrecadar donativos para pessoas necessitadas. O tema desse ano foi A Violência Contra a Mulher, algo ainda bastante recorrente e pouco denunciado.feminismo

O evento foi na livraria Saraiva Mega Store no Shopping Center Norte, no espaço Marcos Ray. No início foi apresentada uma rápida porém impactante esquete sobre violência contra a mulher, as atrizes interpretaram algumas personagens muito marcantes que tem total relação com a realidade. Com palavras fortes, dentre elas xingamentos e “supostos” elogios machistas, a performance nos fez refletir o quanto estamos vulneráveis à violências psicológica, física e de gênero. A frase final da enquete ficou na minha cabeça: “No final ideal, não terás domínio sobre mulher alguma!”

blogueiro solidario 2016Em seguida uma espécie de dinâmica foi feita com os convidados, onde cada grupo devia criar 3 postagens sobre o tema Violência Contra a Mulher. Essa ideia foi bem bacana pois ajudou na interação entre os presentes e também na criação de pautas sobre o assunto. O meu grupo definiu os temas A Culpa de Ser Mulher, Grades Invisíveis e Palavras Imundas, no qual cada integrante, depois de desenvolver o tema, faria um depoimento pessoal sobre o assunto.

Acho que a proposta foi tão boa que eu gostaria de tirar do papel, o que vocês acham hem?

Depois da dinâmica, o pessoal do Coletivo Feminista e do Espaço Clareira contaram sobre seus trabalhos com mulheres que sofreram abusos e seus comportamentos, seus medos, e também sobre os tipos de abuso que são inúmeros. O que mais assusta é que muita coisa passa despercebida, relacionamentos abusivos, comportamentos machistas, alguns até partindo de mulheres!

No final teve alguns sorteios promovidos pela Tratta Brasil, Vult, Studio81, Geek n Freak e Q G Doces que deu uma animada na galera depois desse tema tão pesado! O evento foi apoiado pelas empresas Saraiva Mega Store – Center NorteColetivo Feminista Sexualidade e SaúdeTrattabrasil ProfessionalGeek N’ FreakQG de DocesAteliê Amor de AmoraStudio 81Vult Cosmética,  Arteiras MaristasPublicitaty e Camarim Florido.

blogueiro solidario 2016Eu gostei bastante do evento, foi muito esclarecedor. Pudemos descobrir lugares e pessoas que ajudam essas vítimas e também nos sentirmos fortalecidas no direito de ser protegida. Denunciar quando um ato contra a mulher for praticado, reagir quando uma piada for pronunciada, essas são atitudes que devemos praticar para mudar nossa realidade. É precisamos mudar essa cultura que degrada a mulher, seja ela da forma que for.

Beijinhos da Amy =^_*= e até o próximo post.

 

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta