CABELOS EXTREMAMENTE DANIFICADOS – O QUE FAZER PARA RECUPERAR?

Oioioi minha gente da web, tudo bom com vocês? Espero que esteja tudo very good!

Well, atendendo a pedidos, hoje estou aqui pra explicar pra vocês o que fazer quando o cabelo está muito muito muuuuito danificado. Pra começar vou dar uma aulinha pra vocês de como é o cabelo e como ele funciona. Depois vou contar direitinho o que usar e tals.

Eu já fiz postagens aqui no canal sobre o cronograma capilar, a u.t.i. capilar e as três fazes do cronograma (hidratação, nutrição e reconstrução). Mais pra frente eu pretendo refazer estas postagens com informações mais atualizadas, mas o que vou explicar hoje é muito importante para que você entenda como estes tratamentos funcionam para usá-los na hora certa.

Se vocês acharem legal eu posso fazer vídeos revisando o cronograma capilar, explicando por etapa, indicando produtos e ingredientes caseiros. O que acham? Me contem nos comentários ok?

_IMG_8904

COMO É O CABELO

O cabelo é um tecido morto, com PH levemente acido, e formado por 3 partes: cutículas, córtex e medula. É formado principalmente pela proteína conhecida por queratina, esta por sua vez é formada por diversos aminoácidos (aquilo que a gente ouve falar no comercial de cabelos: arginina, cisteína, lisina, glicina….). Na estrutura capilar também são encontrados água e lipídeos (óleos) em menores quantidades, e elementos minerais e vitaminas.

O cabelo é um tecido frágil e pode ser danificado por cloro, água do mar, tem o desgaste natural dos fios com a poluição, o ar seco, o sol, o vento e o uso de secador e chapinha, e é claro processos químicos.

estrutura do fioCutícula/escamas: é a parte mais externa no fio, é transparente e responsável pelo brilho e textura, é coberta por óleos (oleosidade natural do couro cabeludo) e protege o interior do fio. É também a região sujeita aos maiores danos.

Córtex: É a parte mais espessa (gordinha) do fio, responsável pela cor e formato do cabelo e onde as químicas de modificação (descoloração, tintura, alisamento, permanentes) agem.

Os danos mais graves são os que ocorrem no córtex, os sintomas são quebra, cabelo elástico e fio sem forma definida.

Medula: Parte central do cabelo que pode estar vazia (oca) ou não (não se sabe bem pra que ela serve.

 

O QUE FAZER QUANDO O CABELOS ESTÁ DANIFICADO?

A primeira coisa é usar Shampoo suave. Utilizar shampoos mais suaves com poucos sulfatos, shampoos hidratantes, com oleos na formula, faz com que seu cabelo não danifique ainda mais e já receba algum tratamento durante a lavagem.

Depois, use sempre uma Máscara até que seu cabelo apresente uma melhora. Em breve veremos como escolher o tipo de máscara ideal para cada tipo de dano.

O Condicionador é indispensável para selar o cabelo, quanto mais áciso ele for, melhor será. Um truque é colocar umas gotas de vinagre de maçã na porção de condicionador que for usar. Isso faz com que o cabelo segure o tratamento e fique mais brilhante.

Já o Creme de Pentear eu recomendo muito, até mesmo pra quem não gosta de usar. Ele ajuda a desembaraçar e protege o fio até a próxima lavagem.

E para finalizar tem os Reparadores de pontas, esses eu recomendo serem 100% vegetais. Pra garantir, não use oleos industrializados, use oleos feitos para comer (oleo de coco, de uva, azeite, rícino). O único que conheço industrializado é o Pinga da Lola Cosmetics. Você deve usar o óleo para manter o cabelo mais bonito, assim vai demorar mais tempo pra lavar. Ele ficará mais maleável, protegido e também mais tratado, pois esses óleos são nutritivos para o cabelo por conterem vitaminas.

 

E COMO ESCOLHER O PRODUTO IDEAL?

Não é difícil, mas para escolher o produto ideal é preciso um cadinho de paciência e persistência. Primeiro responda a pergunta “Como meu cabelo ficou danificado?” ou ainda “qual é o problema do meu cabelo?”. A resposta é a chave do tratamento que você precisará fazer para tentar recuperá-lo.

Se você não fez nada especial no cabelo, se ele é virgem, ou se você faz umas chapinhas de vez em quando e seu cabelo está sem brilho, áspero, sem vida, então provavelmente é desgaste do tempo. As partes afetadas do cabelo são as mais externas, as escamas, sendo assim o tratamento é relativamente mais fácil. Você precisa usar produtos hidratantes e para isso procure nos ingredientes as palavras: oleo ou oil / manteiga ou butter / phantenol / glicerina / nome estranho de planta ou fruta + extract ou extrato.

Agora, se você fez alguma química de modificação (descoloração, coloração, alisamento, progressiva, relaxamento, permanente) e seu cabelo apresenta quebra, está elástico, está sem formato, sem brilho e sem vida, aí a parte do cabelo afetada foi o córtex e as escamas, aí o tratamento tem que ser mais pesado. Para tratar um cabelo assim procure nos ingredientes dos produtos as palavras: oleo ou oil / manteiga ou butter / queratina ou queratin / aminoácidos / proteína ou protein.

Fuja de produtos com os ingredientes: parafina líquida / parafinum liquidum / oleo mineral ou mineral oil. Essas substâncias deixam o cabelo bonito mas prejudicam seu tratamento.

Assista os videos aqui em baixo para uma explicação mais prática:

Qualquer dúvida é só perguntar que sempre respondo!

Beijinhos da Amy =^_*= e até o próximo post.

Compartilhe:

Deixe uma resposta